20 de março de 2017

Quero salientar que hoje é dia 20 de Março

20. V-I-N-T-E. E, ao que parece, é dia da felicidade. Não é dia da árvore. Esse é só amanhã. Hoje podia ser o dia da indignação, porque isto dos avanços científicos é muito bonito, mas quando me dizem que a Primavera começa no dia 20 o cenário muda. Se, durante a maior parte da minha vida, a Primavera começava a 21 de março, no dia mundial da árvore, porque é que agora tem que ser um dia antes?! Possa pah. Uma pessoa já nem sabe a quantas anda. Deita-se a pensar que falta um dia para a Primavera e quando acorda já o Facebook está a desejar um bom início de estação e lê que o solstícicio aconteceu há 13 minutos. Informação a mais para uma segunda-feira de manhã. Seja como for, e se pensar bem, para mim a estação de renascimento já começou a semana passada.


Sim, sim. A semana passada. Entre quinta e sexta-feira. Quando os pólens começaram a notar-se um bocadinho mais. Isso é o verdadeiro início da estação. Quem precisa de um solstício para ditar que se mudam os tempos, quando a natureza começa a esvoaçar à minha volta e cair em cima de mim, fazendo-me ficar cheia de alergias?!

Apesar de tudo, eu gosto da Primavera. Os dias começam a ficar maiores; muda a hora; há mais sol, apesar da chuva não nos abandonar drasticamente; faço anos (não adoro fazer anos, mas há que assinalar o nascimento de alguém importante... eu. O mundo era muito mais triste sem mim. Brincadeirinha xD); vem aí a Páscoa e tenho uma boa desculpa para me encher de chocolates; há andorinhas no ar e papoilas na terra.

Adoro papoilas! São as minhas flores preferidas desde que me lembro de existir. Rosas vermelhas não são nada comparado com papoilas. Ah e tal mas as papoilas desfazem-se... "O tanas", é ver as "Papoilas Saltitantes" no estádio da Luz para ver como as papoilas são resistentes! Estas são outras divagações. Voltando às papoilas-flores e não papoilas-metáforas. O maior sentimento de A PRIMAVERA ESTÁ A CHEGAR, que há em mim é quando vejo a primeira papoila do ano. É assim desde que me lembre, também. Que se lixem as alergias se puder ver papoilas todos os dias. Não posso, infelizmente.

E já que a Primavera chegou, novamente, mais cedo, então que seja bem-vinda e traga muitas coisas boas. Afinal é para isso que ela serve, ou não se tratasse da estação do renascimento, da alegria, da cor, do amor... dos espirros.



Marisa

2 comentários:

  1. eu sei que é primavera quando passo o dia a espirrar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal e qual. Eu é comichão no nariz e nos olhos

      Eliminar